Quanto tempo você gasta em atividades manuais, e que poderiam ser automatizadas, na sua área?
48% mencionam gastar tempo significativo com atividades manuais que poderiam ser automatizadas
O dado reflete um conflito comum: muitas empresas evitam mudanças por falta de recursos ou usam ferramentas de forma ineficiente. Profissionais também têm receio de perder espaço, mas o trabalho repetitivo e suscetível a erros não só prejudica a empresa, como desgasta o profissional. Automatizar não substitui pessoas - libera potencial para focar no que realmente importa, gerando impacto e resultados melhores.
8 em cada 10 entrevistados utilizam alguma ferramenta de ERP
Usar um ERP é um avanço, mas não é suficiente se as empresas ainda gastam tempo com tarefas manuais e dependem de planilhas, conforme analisado anteriormente.
O problema não está na ferramenta, mas em como ela é utilizada.
Alguns ERPs já automatizam parte do processo, como relatórios e cadastros, mas há espaço para ir além
Com input de dados automatizado, robôs e APIs, é possível eliminar ainda mais tarefas manuais e aumentar a eficiência. Automatizar tudo o que for possível é o próximo passo para liberar o time para decisões estratégicas e reduzir erros.
Quais tarefas manuais o ERP substitui?
Como você avalia o grau de maturidade da área de backoffice da sua empresa?
Empresas que utilizam ERP demonstram ter um nível de maturidade maior nas áreas de backoffice comparado aos das empresas que não utilizam
Empresas que utilizam ERPs mostram maior maturidade no backoffice, pois já têm processos mais estruturados e centralizados. No entanto, o uso do ERP é apenas o começo. Integrar automações e explorar dados de forma estratégica são os próximos passos para elevar ainda mais esse nível.
Cerca de 4 em cada 10 concordam que os principais processos internos das áreas de backoffice já estão digitalizados