3. Modelo de negócio e inovação

Modelo de negócios é a espinha dorsal da empresa e inovação é mais do que um jargão - precisa estar no DNA da empresa. Descubra como as organizações brasileiras estão implementando novas ideias e evoluindo suas operações.

3. Modelo de negócio e inovação

Modelo de negócios é a espinha dorsal da empresa e inovação é mais do que um jargão - precisa estar no DNA da empresa. Descubra como as organizações brasileiras estão implementando novas ideias e evoluindo suas operações.

Apenas 3 em cada 10 entrevistados consideram desenvolvida a área de backoffice de suas empresas

Ainda há muito espaço para profissionais do backoffice provarem o valor estratégico para empresa.

A função do administrativo na empresa é garantir a organização, eficiência e suporte operacional para todas as áreas, seguindo princípios de eficiência, controle, organização e transparência.

Ainda há muito espaço para profissionais do backoffice provarem o valor estratégico para empresa.

A função do administrativo na empresa é garantir a organização, eficiência e suporte operacional para todas as áreas, seguindo princípios de eficiência, controle, organização e transparência.

Como você pode evoluir as áreas do seu backoffice atual?

Seja como 1 pessoa ou uma equipe maior, o que pode ser feito hoje para mudar a maturidade da sua área? Continue a leitura para entender possibilidades.

Como você pode evoluir as áreas do seu backoffice atual?

Seja como 1 pessoa ou uma equipe maior, o que pode ser feito hoje para mudar a maturidade da sua área? Continue a leitura para entender possibilidades.

51%

51%

das empresas no Nordeste e 36% das microempresas são as que indicam ter um menor grau de maturidade nas áreas de backoffice

das empresas no Nordeste e 36% das microempresas são as que indicam ter um menor grau de maturidade nas áreas de backoffice

Empresas do Sul e Sudeste, assim como médias e grandes empresas, apresentam maior grau de maturidade nas áreas de backoffice. Ainda assim, há espaço para melhorias: em grandes empresas, 26% se consideram pouco desenvolvidas, 39% médio e 35% muito desenvolvidas. Já entre as regiões, o Sul se destaca com 44% indicando um nível médio e 30% muito desenvolvida.

Essa avaliação reflete o estágio atual das empresas. Negócios mais maduros reconhecem suas lacunas e têm maior clareza sobre como evoluir. No entanto, a percepção de maturidade está conectada a processos, cultura, tecnologia, modelo de negócios e aspectos práticos da rotina do respondente. Há sempre margem para aprimorar.

Essa avaliação reflete o estágio atual das empresas. Negócios mais maduros reconhecem suas lacunas e têm maior clareza sobre como evoluir. No entanto, a percepção de maturidade está conectada a processos, cultura, tecnologia, modelo de negócios e aspectos práticos da rotina do respondente. Há sempre margem para aprimorar.

Essa avaliação reflete o estágio atual das empresas. Negócios mais maduros reconhecem suas lacunas e têm maior clareza sobre como evoluir. No entanto, a percepção de maturidade está conectada a processos, cultura, tecnologia, modelo de negócios e aspectos práticos da rotina do respondente. Há sempre margem para aprimorar.

O atributo de maior concordância refere-se à área de backoffice como estratégica para o negócio

Apesar de a maioria das empresas ainda terem backoffices pouco maduros, a maior parte concorda que a área é essencial para a estratégia. 

59%

das empresas possuem escritório ou contador terceirizado

Cada vez mais escritórios de contabilidade estão expandindo o atendimento além da entrega de obrigações, trazendo serviços como balanço financeiro. Apenas 5% terceirizam a consultoria para o escritório. Como BPO financeiro, existe um potencial pouco explorado pelas empresas.

Assim como TI, ter uma equipe interna ou terceirizada para tarefas de contabilidade pode alavancar os resultados da empresa, se aproveitada da forma correta: como um braço parceiro de consultoria e não apenas para cumprir com a legislação brasileira. 

Entre as principais atividades desse serviço, 58% são de entregas de obrigações e 23% de balanço financeiro.

As principais áreas de atuação do backoffice são fiscal e administrativo

As principais áreas de atuação do backoffice são fiscal e administrativo

Entendemos que as estruturas dos times de Backoffice dessas empresas estão organizadas principalmente pelas atividades mais complexas: fiscal, administrativo e contabilidade. Sobretudo em microempresas e pequenas empresas, é notável que o administrativo absorve tarefas do financeiro, contas a pagar e de compras. Conforme a empresa cresce, existe a necessidade de separar de forma mais eficiente essas funções para ter melhores resultados.

Qual é a sua principal área de atuação dentro da organização?

Qual é a sua principal área de atuação dentro da organização? Representação das principais respostas.

Atendemos desde pequenas empresas e escritórios contábeis a multinacionais

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