9. Conclusão

Com base nos resultados do Panorama e na análise de mais de 150 mil CNPJs atendidos pela Qive, com uma experiência acumulada de 10 anos de mercado fiscal e financeiro, confira nossa conclusão.

9. Conclusão

Com base nos resultados do Panorama e na análise de mais de 150 mil CNPJs atendidos pela Qive, com uma experiência acumulada de 10 anos de mercado fiscal e financeiro, confira nossa conclusão.

Um mercado que precisa impulsionar o crescimento

Um mercado que precisa impulsionar o crescimento

Há muitas oportunidades. Como podemos nos ajudar?

Os resultados da pesquisa revelam que o backoffice brasileiro está em diferentes estágios de maturidade: enquanto algumas empresas ainda enfrentam desafios básicos, outras já enxergam as áreas administrativas, fiscais e financeiras como estratégicas para o crescimento.

As lacunas identificadas destacam grandes oportunidades para digitalização e automação de processos, capacitação de equipes e uso inteligente de dados para decisões mais precisas. O caminho para a maturidade passa por desenvolver profissionais, aprimorar treinamentos e construir processos mais eficientes. As novas tecnologias devem ser vistas como meios e não fins, auxiliando na automação de tarefas repetitivas e manuais, e permitindo que os profissionais foquem em atividades estratégicas que só humanos podem executar. A análise do mercado, a constante avaliação do cenário da empresa e as oportunidades só podem ser identificadas se temos clareza de onde estamos e para onde estamos indo. Os profissionais, como parte desse movimento, devem procurar se especializar, buscar capacitação e encontrar possibilidades para realmente entregar valor, e não ser somente um executor.

Em troca, as empresas de soluções devem apoiar as pequenas e grandes empresas. Mais do que individualmente, o mercado precisa de empresas que cresçam juntas - competindo, aprendendo e impulsionando umas às outras, criando um ecossistema mais robusto e preparado para os desafios do futuro.

Dentro dos três cenários mapeados, entendemos que a maioria das empresas respondentes estão no cenário realista, a caminho do cenário otimista. Esperamos ver esse futuro em breve :)

Cenário pessimista

A empresa não tem o básico. Não tem alinhamento entre cultura, pessoas, modelo de negócio, processos e tecnologia. Não sabe qual é a prioridade a ser endereçada e ainda por cima faltam recursos. Área completamente operacional - faz o que pode para sobreviver aos desafios financeiros e tributários do Brasil. Podem ou não ter um escritório de contabilidade externo.

A empresa não tem o básico. Não tem alinhamento entre cultura, pessoas, modelo de negócio, processos e tecnologia. Não sabe qual é a prioridade a ser endereçada e ainda por cima faltam recursos. Área completamente operacional - faz o que pode para sobreviver aos desafios financeiros e tributários do Brasil. Podem ou não ter um escritório de contabilidade externo.

Cenário realista

A empresa opera com o básico, focando em melhorias a curto prazo. As áreas de backoffice são executoras, mas compreendem sua relevância para o negócio. Há variações no nível de tecnologia adotada, podendo contar ou não com sistemas e algumas automações. No entanto, ainda enfrentam tarefas manuais e processos descentralizados.

A empresa opera com o básico, focando em melhorias a curto prazo. As áreas de backoffice são executoras, mas compreendem sua relevância para o negócio. Há variações no nível de tecnologia adotada, podendo contar ou não com sistemas e algumas automações. No entanto, ainda enfrentam tarefas manuais e processos descentralizados.

Cenário otimista

A empresa faz o básico bem feito, tem um processo bem definido e/ou tem um plano de melhoria contínua em andamento. Faz parte da cultura, das pessoas e do negócio a busca por transformação e inovação. A área de backoffice é estratégica, integrada, faz uso de dados e automações.

A empresa faz o básico bem feito, tem um processo bem definido e/ou tem um plano de melhoria contínua em andamento. Faz parte da cultura, das pessoas e do negócio a busca por transformação e inovação. A área de backoffice é estratégica, integrada, faz uso de dados e automações.

Reduza horas operacionais, economize custos a cada minuto e mitigue riscos com a segurança da Qive

Reduza horas operacionais, economize custos a cada minuto e mitigue riscos com a segurança da Qive

Realização:

Apoio:

©2025 Qive • Todos os direitos reservados

Realização:

Apoio:

©2025 Qive • Todos os direitos reservados