Cenários
Qual é o básico de maturidade que a empresa precisa atingir para ter um backoffice que funciona?
Sabemos que 60% das empresas fecham nos primeiros 5 anos (Fonte: Sebrae). Como o mercado está se organizando nesse cenário? À medida que uma empresa cresce, as tarefas e complexidades crescem proporcionalmente, exigindo que a empresa se adeque para sobreviver. No Brasil, sabemos que a complexidade não se limita ao operacional, mas ao fiscal, financeiro e tributário também.
Nesse momento de crescimento, muitas empresas reconhecem a necessidade de uma análise interna para se adaptar ao cenário brasileiro e às demandas do negócio. Essa análise passa por entender a estrutura organizacional, o time, o modelo de operação e os principais pontos de melhoria. Com isso, são definidos processos e tecnologias voltados para a eficiência e a melhoria contínua, gerando valor real.
A tecnologia, nesse contexto, é um meio, não um fim. As soluções servem como apoio. Dados em tempo real, integração e automações são essenciais para atingir a transformação digital. Desde os anos 2000 com internet, início dos e-commerces e smartphones, até 2020, com o avanço de tecnologias em nuvem, big data e IA. Estamos vivendo a aceleração das tecnologias e mudanças globais. Estar preparado para mudanças é essencial para um crescimento sustentável.
O backoffice tem papel fundamental em estar preparado para esse mundo acelerado. Composto por áreas como financeiro, fiscal, compras, contas a pagar, contabilidade, o backoffice é parte essencial da estrutura interna e administrativa da empresa. Seja em uma pequena empresa com 2 pessoas ou uma grande multinacional com times bem estruturados.
Sendo assim, identificamos que temos três possibilidades de cenários de maturidade para as empresas:
Cenário pessimista
Cenário realista
Cenário otimista
Metodologia da pesquisa
Classificação do tamanho da empresa segundo o BNDES, considerando a RECEITA OPERACIONAL BRUTA ANUAL.
- Microempresa [Menor ou igual a R$ 360 mil]
- Pequena empresa [Maior que R$ 360 mil e menor ou igual a R$ 4,8 milhões]
- Média empresa [Maior que R$ 4,8 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões]
- Grande empresa [Maior que R$ 300 milhões]
A pesquisa foi realizada online entre 23/09/2024 e 18/10/2024, reunindo mais de 400 respostas de profissionais que lidam com o caos do backoffice, que inclui as áreas de administrativo, financeiro, fiscal, compras, contabilidade, TI e controladoria, abrangendo cargos desde analistas a C-levels. Os participantes representam empresas de diferentes setores (Serviços, Alimentação, Tecnologia, Saúde, Indústria, etc.), e incluem desde microempresas até grandes empresas. As respostas foram coletadas via questionário com algumas perguntas de múltipla escolha, garantindo uma amostra diversificada e um panorama completo da maturidade nas áreas de backoffice. Alguns dados apresentados aqui são recortes da pesquisa e, por isso, não totalizam 100%. Aproveite as informações!
Os dados utilizados neste relatório foram coletados a partir do formulário divulgado. Os dados dos respondentes estão protegidos.