7. Dados, custos e riscos

Quem tem controle de dados, tem poder nas mãos. Veja como as empresas estão aproveitando seus dados para obter insights estratégicos e tomar decisões baseadas em evidências. Análise de custos, riscos e previsibilidade podem salvar empresas de problemas ainda maiores.

7. Dados, custos e riscos

Quem tem controle de dados, tem poder nas mãos. Veja como as empresas estão aproveitando seus dados para obter insights estratégicos e tomar decisões baseadas em evidências. Análise de custos, riscos e previsibilidade podem salvar empresas de problemas ainda maiores.

A empresa já recebeu multas fiscais?

43%

34%

23%

Sim

Não

Não sei responder

43%

43%

das empresas já receberam multas fiscais. Esse número é ainda maior nas grandes empresas e nas empresas localizadas na região Nordeste.

A empresa já recebeu multas fiscais? Respostas por região considerando empresas que responderam “sim”.

O maior índice de multas fiscais no Nordeste pode ter diversas causas

O maior índice de multas fiscais no Nordeste pode ter diversas causas

Uma delas é a complexidade das legislações estaduais, que varia de estado para estado, aumentando a chance de erros ou atrasos. Desafios estruturais, como menor acesso a tecnologias de automação e capacitação em algumas empresas, também podem contribuir. Na seção "Modelo de negócio e inovação", a avaliação de maturidade do Nordeste aparece como pouco desenvolvida. Sem uma área preparada para identificar golpes, fraudes, pagamentos indevidos e com processos manuais que geram erros e atrasos, a empresa está muito mais sujeita a receber multas.

Tratar multas fiscais como inevitáveis é aceitar falhas que podem ser corrigidas

Tratar multas fiscais como inevitáveis é aceitar falhas que podem ser corrigidas

Atrasos, erros ou notas frias não são custos do negócio - são sinais de falta de controle. Situações como notas frias e inconsistências nas informações fiscais não apenas geram gastos desnecessários, mas também expõem o negócio a riscos legais e reputacionais. Resolver isso com automação e controle é mais inteligente do que aceitar a multa como "parte do jogo". 

Existem profissionais de dados dedicados à análise das informações das áreas de backoffice?

31%

31%

das empresas não possuem profissionais de dados dedicados a análise das áreas de backoffice

dos profissionais acreditam que sua empresa deveria investir em conhecimento de ferramentas tecnológicas

dos profissionais acreditam que sua empresa deveria investir em conhecimento de

ferramentas tecnológicas

A presença de profissionais dedicados à análise de dados no backoffice é um avanço, com 43% das empresas contando com equipes internas. No entanto, os 31% que ainda não possuem esse recurso perdem oportunidades de transformar dados em decisões estratégicas.

Em áreas como financeiro e fiscal, a falta de análise estruturada pode resultar em decisões baseadas em suposições, aumentando riscos e custos. Investir em profissionais e ferramentas de dados é essencial para elevar a maturidade e eficiência do backoffice.

das empresas mencionam que dados gerados sobre as áreas de backoffice geram valor pra organização

afirmam que o valor gerado é o mais importante pra gestão da área

afirmam que previsão de custos é importante.

Essa falta de visibilidade pode impactar diretamente a precificação e as margens de lucro, especialmente em empresas que enfrentarão mudanças significativas com a Reforma Tributária.

Antecipar-se a isso, monitorando cada etapa com mais precisão, pode ser a diferença entre operar com eficiência ou repetir os erros de 2024.

Antecipar-se a isso, monitorando cada etapa com mais precisão, pode ser a diferença entre operar com eficiência ou repetir os erros de 2024.

Antecipar-se a isso, monitorando cada etapa com mais precisão, pode ser a diferença entre operar com eficiência ou repetir os erros de 2024.

Como você avalia a performance da área financeira / fiscal da sua empresa de uma forma geral (resultados + processos claros e bem definidos)? Considerando recorte das respostas.

39%

39%

consideram que a performance da sua área fiscal/financeira é média. Esse índice sobe para 51% entre as grandes empresas.

consideram que a performance da sua área fiscal/financeira é média. Esse índice sobe para 51% entre as grandes empresas.

Esse dado reforça a importância de revisar processos e rotinas. Comece organizando fluxos de conferência de documentos, controle de pagamentos e uso de sistemas.

Documentar e otimizar essas etapas permite consistência e precisão na coleta de informações, facilitando análises e garantindo melhores resultados. Ferramentas integradas podem ajudar a centralizar informações e reduzir retrabalho.

Evite multas, erros e retrabalhos. Conte com a Qive para reduzir gastos

Evite multas, erros e retrabalhos. Conte com a Qive para reduzir gastos

Evite multas, erros e retrabalhos. Conte com a Qive para reduzir gastos

©2025 Qive • Todos os direitos reservados

©2025 Qive • Todos os direitos reservados

©2025 Qive • Todos os direitos reservados